terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Discurso

Excelentíssimos Diretores,
Caros Professores,
Pais, convidados e Terceiro Tipo Rei,

Nossa classe se resumiu em uma palavra: Contradição. Tudo foi sempre muito turbulento, onde ninguém dava ouvidos à ninguém. Fomos reis e rainhas imprevisíveis, quase indomáveis, briguentos, intolerantes e impossíveis o ano inteiro e, de repente, toda a discórdia já não fazia mais sentido. Acredito que brigamos por tantas vezes porque víamos no outro nós mesmos. O que era despedaçado tornou-se uniforme, finalmente viramos uma classe. Nada de lados, nada de brigas. Hoje digo que mudamos e, se vocês mudaram, a culpa foi toda minha. Se eu mudei, certamente a culpa também foi de vocês. E, justamente quando tudo melhorou, acabou. Não sabemos como nossa vida será daqui pra frente, não sabemos como nossa rotina será de agora em diante, mas uma coisa é certa: Se fizermos com persistência e com um alvo a ser alcançado, tudo fará muito mais sentido. O que importa, na verdade, é que tudo o que passamos, sendo bom ou ruim, não passará de uma lembrança. Hoje tudo isso parece ser muito real, muito presente, um dia esses dias serão uma memória. E por que não ser uma memória boa? Por que não guardarmos o que foi bom? De todos vocês, levarei as melhores lembranças, os melhores momentos, todas as coisas boas que vivemos juntos. E é isso que devemos levar conosco para o resto da vida, dias conturbados, sim, porém inesquecíveis.
Devo, sem sombra de dúvidas, agradecer à todos que fizeram parte desse tempo com a gente. Professores, que pacientemente tentavam nos entender e ajudar. Coordenadoras e diretores por nos impôr limites porque, afinal, qual seria a graça de quebrar regras se elas não existissem? Obrigada pais e responsáveis por cuidarem de nós sempre, independente do que a gente já fez e ainda vai fazer de errado.
Certo dia nos disseram para não desistirmos do que somos, para não deixarmos de acreditar em nós mesmos porque não há ninguém no mundo que poderá fazer isso por nós. O meu desejo é que sejamos, um dia, realizados. Não pelo o que temos, nem por tudo o que conquistamos mas pelo o que nos tornamos. Meu sonho é que a gente se sinta realizado onde quer que a gente esteja. Fomos por tanto tempo diferentes, separados mas, no final, todos acabamos juntos. E, pra mim, foi uma honra ter feito parte da vida de vocês, ter feito de um ou mais anos importatíssimos na vida de todos vocês.
Hoje posso dizer que foi um orgulho ser parte de uma sala tão peculiar, tão diferente e tão única ao mesmo tempo. Vocês me tornaram uma pessoa melhor. Obrigada por tudo e boa noite à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário